quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cestinha de Parmesão


Imagem retirada da Internet

Eu fiz a cestinha de parmesão apenas duas vezes, é uma receita simples, gostosa e bonita, daquelas que você passa cinco minutos fazendo e pra sempre recebendo elogios, porque realmente, fica linda e agrada qualquer um, poooooorém é super calórica e se você não quer ter um infarto ao 30 anos, melhor mesmo comer apenas em ocasiões especiais e por favor, nunca, nunquinha oferecer para aquela amiga que está de dieta ou pro seu sogro que tem colesterol, pressão alta e afins, a menos é claro que a amiga não seja tão amiga assim e você esteja de saco cheio do sogro  hahahaha.

Dessa vez optei por algo mais visual e por isso vou postar um video que eu achei no youtube, não é nada profissional mas explica direitinho como fazer, no video a mocinha usa uma taça de sobremesa pra moldar a cestinha, aqui em casa eu também usei, mas já vi gente usando vidros de palmito, você tampa o vidro, cobre com papel aluminio e usa pra fazer seu molde, é prático também.

Aqui eu só tinha usado a cestinha pra servir risotto, mas gostei da idéia de usar para servrir entradas. =)

Beijocas e Bom Apetite!


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sopa de lentilha


Imagem retirada da internet

Lentilha é um dos meus grãos favoritos, além de ser uma delicia é muito rico em proteína e faz um bem danado pra quem tem problemas de intestino, existe uma lista enorme de receitas com lentilha e aqui em casa sempre tem. Eu ainda não encontrei dessa vermelhinha (alaranjada) ai da foto, mas a verdinha (super tradicional no Brasil) e a amarelinha eu encontro sempre no mercado.

Aqui na Holanda apesar de achar os grãos em pacotinhos pra cozinhar, eu costumo comprar pronta em lata, tipo compramos ervilhas e seletas no Brasil, faço assim porque acho mais prático e também porque tenho pavor de panela de pressão, sim, sim podem rir, eu nunca vi uma explodir mas sei que pode acontecer e isso me apavora, então feijão e lentilha aqui em casa vem tudo em lata ou em vidro. Pode parar de torcer o nariz porque vem apenas cozido no sal e o tempero fica por nossa conta, quando chega no prato, prontinho pra comer você nem nota a diferença entre esse e o que foi cozido em casa, bom, pelo menos eu não noto e nenhum dos meus convidados nunca reclamou.


A receita de hoje vai ser da sopa que fiz aqui no dia primeiro de janeiro.


Oque você precisa pra fazer pra duas pesssoas famintas!


  • 500 gramas de lentilha cozida (se você tá aqui na Holanda ou em qualquer canto que tenha enlatada, são duas latas pequenas ou uma grandona)
  • 2 colheres de óleo de sua preferencia, eu uso girassol, tem gente que gosta do azeite.
  • 1 cebola grande bem picada
  • 2 cenouras cozidas picadas (não muito cozidas hein)
  • 1 maço pequeno de salsinha picada
  • 2 dentes de alho gordinhos, espremidos
  • 1 porção generosa de bacon (eu adoro e da mais sabor, se vc não gosta não precisa colocar) 
  • 1 porção de linguiça defumada cortada em rodela (aqui na Holanda eu uso uma da Unox)
  • Sal e pimenta à gosto


Como fazer:


Frite a cebola e o alho, adicione em seguida o bacon e a linguiça, depois de cinco minutos pode adicionar a cenoura, metade da lentilha, salsa picada e 150 ml de água morna, abaixe o fogo e deixe cozinhar um pouco.
Pegue a outra metade da lentilha cozida e bata no liquidificador até ficar no ponto de creme, é possivel que tenha que adicionar um pouco de água pra bater melhor, então junte esse creme com os demais ingredientes, mexa bem e cozinhe por mais cinco minutos em fogo alto, o ideal é que o caldo engrosse e fique uma sopa bem encorpada.

Aqui como eu uso a lentilha pronta eu não preciso adicionar sal, sempre coloco uma pimentinha por cima no prato mesmo, sugiro que prove antes de adicionar o sal porque a linguiça e o bacon são salgados e pimenta só adicione direto na panela se souber que seus convidados gostam, senão melhor mesmo deixar que cada um coloque a sua.


Sirva quente e pra acompanhar, pãezinhos frescos ou torradinhas de alho ou queijo.

Qualquer dúvida, crítica ou dica comenta ai.

Bom Apetite.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Base de Risotto

Nossa, esse blog tá parecendo obra em São Paulo, começa e pára,começa e pára hahahha

2012 chegou, Ano Novo, Vida Nova e muitas receitinhas, eu não sei quanto a Rafa e a Marina, mas eu to de volta e pelo menos uma vez por semana irei passar aqui deixar uma receita ou uma dica culinária pra vocês, nem que seja uma receita de misto quente.

A receita de hoje é uma base de risotto, ou seja, um risotto puro e simples que pra incrementar você adiciona oque quiser e pode virar um risotto de funghi, de abobrinha, de linguiça... enfim, oque você quiser, na minha cabeça tudo pode virar risotto! =)

Risotto é sempre a salvação da lavoura quando você quer uma refeição que rende e seja um pouco mais refinada, não é algo rapidinho, leva tempo e precisa de dedicação, mas super vale a pena, principalmente se for pra uma ocasião especial, eu acredito que fazer uma boa comida é como se vestir bem pra uma festa, mostra que você se preocupou, teve o carinho em pensar no outro e agradar, não tem quem não goste disso né, sem falar que uma comidinha bem feita é sempre uma comidinha bem feita!

Deixemos o blábláblá e vamos a receita, a minha tá, se tá certa ou errado eu não sei, só sei que é como eu faço e tem agradado todo mundo sempre.

Meu risotto de funghi, servido na noite do Ano Novo

Oque você precisa pra fazer um risotto para cinco pessoas (que comem beeemmm) e ainda sobrar um pouco.


  • 400 gramas de arroz Arbório (arroz pra risotto)
  • 2 litros de caldo de frango, carne, peixe ou legumes,  depende que tipo de risotto você vai fazer, quando faço de funghi uso sempre o caldo de frango, que pode ser natural, aquele que você faz em casa ou 3 cubinhos de caldo artificial diluido em água.
  • 1 cebola picada (tamanho médio)
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 3 colheres generosas de manteiga
  • 100 gramas de queijo tipo parmesão ralado
  • 1 copo (200 ml) de vinho branco seco
  • sal a gosto
Como fazer - prepare os braços, essa parte requer bom condicionamento físico.

Numa panela grande coloque a cebola, o alho e duas colheres de manteiga, refogue tudo por alguns minutos em fogo médio, coloque o arroz e antes que comece a dourar coloque o vinho, mexa e remexa, esse é o segredo do risotto, mexer e remexer constantemente, o fundo da panela tem que estar limpo pra que o arroz não grude, quando ver que o vinho foi absorvido abaixe um pouco mais o fogo e adicione a primeira concha de caldo, siga esse processo até o arroz chegar no ponto de sua preferencia, importante é ir colocando o caldo conforme for secando o arroz, você tá lá mexendo e quando começar a ver o fundo da panela é hora de colocar mais uma concha de arroz, tem que ir devagar pro risotto não desandar e ficar com muito caldo, lembrando que o caldo deve ser mantido quente, oque eu faço é deixar a panela com o caldo em fogo baixo ao lado da panela do risotto, assim fica tudo mais fácil e mais prático.
No meio do caminho, depois de uns quinze ou vinte minutos cozinhando é hora de colocar o ingrediente escolhido pra dar o "sabor" no seu risotto, que pode ser de tomate seco, funghi, frango, linguiça, abobrinha, frutos do mar, seja lá oque vc escolher, essa é a hora.
Eu demoro em média 45, 50 minutos pra ficar com meu risotto no ponto, os entendidos do assunto dizem que o ideal é quando está "al dente", mas eu gosto dele mais molinho e por isso talvez demore um pouco mais, você pode ir provando e quando achar que já tá bom você pára de adicionar o caldo, desliga o fogo e então coloca a última colher de manteiga, que deve ser uma colher de sopa no capricho, a manteiga vai dar o toque final no seu risotto, mexe e mistura bem, por último adiciona o parmesão ralado.

Risotto se serve quente, então é da panela pro prato.

Dicas Pessoais

Muito cuidado com o sal, no sábado (31) eu fiz um risotto de funghi e como usei o caldo artificial que já é salgado eu não precisei adicionar absolutamente nada de sal, ficou ótimo e bem saboroso.

Para acompanhar o risotto (exceto o de frutos do mar ou os que já tem carne ou ave) você pode servir uma carne ou ave grelhada, é simples mas complementa muito bem o prato.