domingo, 23 de setembro de 2012

Sopa de Champignon


Hoje é dia de sopa, pra celebrar o friozinho que já começou na terra dos moinhos! =)

Sopinha simples (receita do livro Les Halles, do chef Anthony Bourdain) e que faz muito sucesso, pode ser servida como entrada num jantar mais refinado ou sozinha, acompanhada de um bom drink e torradinhas com queijo, também dá pra servir dentro do pão italiano, bem num clima de bistrô.


A sopa, as torradinhas e um cálice de Kirsch pra acompanhar.


Oque você precisa pra fazer para 3 pessoas com fome (servindo só sopa).

500 gramas de champignon fresco 
1 cebola grande picada
1 colher (sopa) de margarina
1 litro e meio de caldo*
1 ramo de salsinha
1 cálice de kirsch (destilado de cereja)
sal e pimenta à gosto

Como fazer

Bom, como eu ja cansei de dizer aqui, se você fizer como fazem nos programas de tv e deixar tudo cortadinho e separado, fica mais fácil e evita aquela bagunça na cozinha, fica a dica hein.

Refogue a cebola e o champignon na manteiga por uns cinco minutos, coloque o caldo, uns raminhos de salsinha por cima e quando começar a ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por uma hora e meia em fogo brando, sempre dando uma mexidinha pra não grudar no fundo da panela.

Deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador para formar um creme,  volte o creme pra panela no fogo, adicione sal, pimenta do reino (se vc gostar) e um cálice de kirsch pra dar o toque final, mexa mais um pouco e tá pronto, é só servir.

Sirva quente.

Dicas pessoais

Bater a sopa quente no liquidificador por causar acidentes, eu já fiz isso e voou sopa pra todo lado, quase me queimei.

Pra acompanhar é legal fazer umas torradinhas, eu sempre faço de baguete com queijo amarelo, é simples, fácil e vai muito bem.

*O caldo, sempre que cozinho frango ou carne eu costumo adicionar cebola, uns legumes e guardar o caldo que fica após o cozimento, eu separo em pequenas porçoes e uso quando preciso de um caldo, pra quem não tem o caldo natural, pode usar qualquer caldo de carne em cubinho ou pozinho, aqueles maggy, Knoor. =)