Em sua visita à terra dos moinhos mamãe veio carregada de delicinhas brasileiras e no meio de pacotes de carne seca, paio, calabreza e temperos, veio também uma massa de pastel, grandona, diretamente da minha barraca favorita lá da feira do lado da casa dela em SP. Semana passada eu fiz uma parte e hoje eu fiz outra, rendeu muitos pasteis e rendeu também fotinhos que deixaram "azamiga" tudo com água na boca, pastel pela zoropa é iguaria rara haha.
Eu já fiz pastel algumas vezes, a massa é super simples, o problema tá na hora de abrir, ela é elástica e pra ficar fininha o ideal é ter um cilindro, daqueles de fazer pasta em casa, pastel de feira tem a massa fina e por isso fica tão crocante.
Segue abaixo a minha receitinha, espero que gostem.
imagem retirada da internet |
Massa de Pastel
- 1/2 quilo de farinha de trigo
- 1 colher(sopa) de óleo
- água para dar ponto (eu uso mais o menos um copo americano)
- 1 colher(chá) de sal
- 1 colher (sopa) de cachaça, se não tiver pode ser vodka ou algo do tipo
- óleo para fritar
- recheio a gosto
Em uma tigela coloque a farinha, o óleo, a cachaça e o sal, aos poucos vá adicionando a água morna.
Mexa com as mãos, e quando estiver desgrudando sove a massa sobre superfície lisa.
Quando a massa estiver bem lisinha, retire porções e abra a massa com auxílio do rolo ( deixe bem fina ), se tiver o cilindro o resultado será melhor ainda, depois de aberta corte no tamanho desejado e coloque o recheio, ao fechar vá apertando aos poucos pra retirar o ar, em seguida junte as bordas e aperte com um garfo pra fechar direitinho.
A fritura é bem rápida, controle a temperatura do óleo pra não queimar, depois de frito coloque para escorrer, ideal é ter um escorredor daquels de metal que parece uma peneirinha.
A cachaça é importante porque ajuda a deixar o pastel crocante, é oque faz aquelas bolhinhas, então é indispensável! =)