segunda-feira, 11 de junho de 2012

Filé de Frango com ovos e queijo

Namorido anda inspirado (ou seria saudoso?) por isso tem rolado altas receitinhas hungaras por aqui, a de hoje é uma das minhas preferidas, toda vez que vamos pra Hungria a bisa faz e eu me mato de comer,a receita é bem fácil e sem duvida vai agradar todo mundo em casa!

Ah sim, como boa receita hungara não tem nada de light, então se você tá de dieta, esqueça esse post! =)

Frango com ovos e queijo, servido com legumes na manteiga

Oque você precisa pra fazer para 3 pessoas com fome


  • 500 gramas de peito de frango cortado em filé, não muito fino
  • 250 gramas de queijo, pode ser queijo prato, mussarela ou algo do tipo
  • 3 ovos
  • 5 colheres (sopa) de trigo
  • Sal à gosto
Como fazer

Se você fizer como fazem nos programas de TV e deixar tudo já prontinho, evita bagunça e sai mais rápido, então vamos lá.

Tempere o frango com sal, só sal nada de limão, sazon ou sei lá oque mais, coloque a farinha num prato, servirá pra empanar o frango, num potinho coloque os ovos batidos.
Siga a seguinte sequencia, empane o frango na farinha, passe no ovo e coloque na forma, sei que parece estranho, mas vai por mim, é assim mesmo! haha.

A forma, primeiro você coloca uma camada de queijo (fatiado é melhor), uma de frango e vai assim até acabar seu frango, como se fizesse uma lazanha, por último você joga o resto do ovo batido que sobrou no potinho e cobre com queijo, nesse caso pode ser ralado ou em fatias, cubra com papel aluminio e leve ao forno pré aquecido.

No nosso forno deixamos 40 minutos em 190 graus, retiramos o papel e deixamos mais um tempinho pra fazer aquela casquinha por cima, ontem o Karo deixou 45 minutos direto em 200 graus, sem o papel e a casquinha formou do mesmo jeito, ai é com vocês.

Cuidado ao servir, queijo é terrivel pra queimar a boca e como tá em camadas, é possivel que fique frio por cima e pelando por dentro, todo cuidado é pouco.

Pode ser servido com arroz, legumes na manteiga, batatas coradas, fica por sua conta.

Dicas pessoais

Nunca fizemos, mas eu acho que também fica uma delicia com lombinho de porco, nesse caso o tempo no forno deverá ser maior, se você tentar me conte, se eu tentar eu volto pra contar. =)


Bom apetite.

PS: Nome hungaro não tem, porque quando perguntei o namorido disse "Ahhh é frango com queijo ou o frango que a minha avó sempre faz!" haha.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Brassói Aprópecsenye (picadinho hungaro)

Nossa, faz tempo que eu não apareço aqui né, o bom é que a Rafinha e a Marina retomaram as atividades e as coisas andam fluindo, devagar, é verdade, mas não parou de vez e temos muitas receitinhas delicias!

A receita de hoje é do namorido, ou melhor, é da Hungria e é praticamente o nosso picadinho, que tanto pode ser feito na frigideira funda (wok pan) ou na panela de pressão, receita simples e deliciosa, do jeitinho que eu adoro!

O meu Brassói Aprópecsenye 


Oque você precisa pra fazer pra três pessoas famintas:

  • 500 gramas de *carne - cortados em cubos pequenos 
  • 500 gramas de batata cortadas em cubos e pré-cozidas
  • 5 colheres de óleo (sopa)
  • 3 cebolas cortadas em rodelas
  • 4 dentes de alho espremidos
  • Sal e Pimenta à gosto
  • Salsinha 

Como fazer

Tempere a carne com sal e pimenta, reserve.
Refogue a cebola e quando começar a dourar jogue o alho, frite um pouco mais e então adicione a carne, e frite até dourar, adicione um pouco de água de maneira que faça um caldinho, tampe e deixe cozinhar por vinte minutos, sempre dando uma mexidinha, uma olhada pra não secar a água.
Quando a carne já estiver molinha, deixe reduzir a água, se tiver muita água o melhor é escorrer um pouco e reservar o caldo.
Comece a fritar, vc vai ver que o pouquinho de água vai ficando mais cremosinho e a carne dourando, é essa a idéia, a idéia não é deixar completamente seca à carne, vá adicionando à agua aos poucos e quando estiver bem dourada e com um pouco de água no fundo da panela, adicione a batata pré cozida.
Você vai mexer e refogar a batata junto com a carne por pelo menos uns 7 minutos, o ponto certo é quando a batata estiver molinha e dourada como a carne, se começar a grudar no fundo da panela, adicione mais água, mas sempre aos pouquinhos.

Sirva quente com um poquinho de salsa picadinha por cima e acompanhado de picles. (como na foto)


Dicas Pessoais

Se tiver panela de pressão a coisa é mais simples ainda, refogue a cebola e o alho, adicione a carne frite até dourar, adicione um copo d'agua (250ml) após pegar pressão deixe cozinhar por 15 minutos, desligue o fogo, tire a pressão e adicione as batatas (nesse caso devem ser cruas), após pegar pressão deixe cozinhar por 5 minutos e desligue o fogo, aguarde até acabar a pressão e tá pronto! =)

*Eu usei lombo de porco, mas é possível fazer com carneiro, acém, colchão mole ou qualquer outra carne que você ache que dá certo pra picadinho, porém o tempo de cozimento varia de acordo com a carne, se ela for mais dura vai demorar mais tempo pra cozinhar, a idéia é que fique bem molinha.

PS:Certamente no Brasil será servido com arroz, mas aqui é assim mesmo, só a carne com batata e o picles, isso porque geralmente comemos apenas um carboidrato + proteina, nesse caso a batata já é o carbo e a carne a proteina, a refeição está completa.