Hoje é dia de sopa, pra celebrar o friozinho que já começou na terra dos moinhos! =)
Sopinha simples (receita do livro Les Halles, do chef Anthony Bourdain) e que faz muito sucesso, pode ser servida como entrada num jantar mais refinado ou sozinha, acompanhada de um bom drink e torradinhas com queijo, também dá pra servir dentro do pão italiano, bem num clima de bistrô.
A sopa, as torradinhas e um cálice de Kirsch pra acompanhar. |
Oque você precisa pra fazer para 3 pessoas com fome (servindo só sopa).
500 gramas de champignon fresco
1 cebola grande picada
1 colher (sopa) de margarina
1 litro e meio de caldo*
1 ramo de salsinha
1 cálice de kirsch (destilado de cereja)
sal e pimenta à gosto
Como fazer
Bom, como eu ja cansei de dizer aqui, se você fizer como fazem nos programas de tv e deixar tudo cortadinho e separado, fica mais fácil e evita aquela bagunça na cozinha, fica a dica hein.
Refogue a cebola e o champignon na manteiga por uns cinco minutos, coloque o caldo, uns raminhos de salsinha por cima e quando começar a ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por uma hora e meia em fogo brando, sempre dando uma mexidinha pra não grudar no fundo da panela.
Deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador para formar um creme, volte o creme pra panela no fogo, adicione sal, pimenta do reino (se vc gostar) e um cálice de kirsch pra dar o toque final, mexa mais um pouco e tá pronto, é só servir.
Sirva quente.
Dicas pessoais
Bater a sopa quente no liquidificador por causar acidentes, eu já fiz isso e voou sopa pra todo lado, quase me queimei.
Pra acompanhar é legal fazer umas torradinhas, eu sempre faço de baguete com queijo amarelo, é simples, fácil e vai muito bem.
*O caldo, sempre que cozinho frango ou carne eu costumo adicionar cebola, uns legumes e guardar o caldo que fica após o cozimento, eu separo em pequenas porçoes e uso quando preciso de um caldo, pra quem não tem o caldo natural, pode usar qualquer caldo de carne em cubinho ou pozinho, aqueles maggy, Knoor. =)