quinta-feira, 7 de junho de 2012

Brassói Aprópecsenye (picadinho hungaro)

Nossa, faz tempo que eu não apareço aqui né, o bom é que a Rafinha e a Marina retomaram as atividades e as coisas andam fluindo, devagar, é verdade, mas não parou de vez e temos muitas receitinhas delicias!

A receita de hoje é do namorido, ou melhor, é da Hungria e é praticamente o nosso picadinho, que tanto pode ser feito na frigideira funda (wok pan) ou na panela de pressão, receita simples e deliciosa, do jeitinho que eu adoro!

O meu Brassói Aprópecsenye 


Oque você precisa pra fazer pra três pessoas famintas:

  • 500 gramas de *carne - cortados em cubos pequenos 
  • 500 gramas de batata cortadas em cubos e pré-cozidas
  • 5 colheres de óleo (sopa)
  • 3 cebolas cortadas em rodelas
  • 4 dentes de alho espremidos
  • Sal e Pimenta à gosto
  • Salsinha 

Como fazer

Tempere a carne com sal e pimenta, reserve.
Refogue a cebola e quando começar a dourar jogue o alho, frite um pouco mais e então adicione a carne, e frite até dourar, adicione um pouco de água de maneira que faça um caldinho, tampe e deixe cozinhar por vinte minutos, sempre dando uma mexidinha, uma olhada pra não secar a água.
Quando a carne já estiver molinha, deixe reduzir a água, se tiver muita água o melhor é escorrer um pouco e reservar o caldo.
Comece a fritar, vc vai ver que o pouquinho de água vai ficando mais cremosinho e a carne dourando, é essa a idéia, a idéia não é deixar completamente seca à carne, vá adicionando à agua aos poucos e quando estiver bem dourada e com um pouco de água no fundo da panela, adicione a batata pré cozida.
Você vai mexer e refogar a batata junto com a carne por pelo menos uns 7 minutos, o ponto certo é quando a batata estiver molinha e dourada como a carne, se começar a grudar no fundo da panela, adicione mais água, mas sempre aos pouquinhos.

Sirva quente com um poquinho de salsa picadinha por cima e acompanhado de picles. (como na foto)


Dicas Pessoais

Se tiver panela de pressão a coisa é mais simples ainda, refogue a cebola e o alho, adicione a carne frite até dourar, adicione um copo d'agua (250ml) após pegar pressão deixe cozinhar por 15 minutos, desligue o fogo, tire a pressão e adicione as batatas (nesse caso devem ser cruas), após pegar pressão deixe cozinhar por 5 minutos e desligue o fogo, aguarde até acabar a pressão e tá pronto! =)

*Eu usei lombo de porco, mas é possível fazer com carneiro, acém, colchão mole ou qualquer outra carne que você ache que dá certo pra picadinho, porém o tempo de cozimento varia de acordo com a carne, se ela for mais dura vai demorar mais tempo pra cozinhar, a idéia é que fique bem molinha.

PS:Certamente no Brasil será servido com arroz, mas aqui é assim mesmo, só a carne com batata e o picles, isso porque geralmente comemos apenas um carboidrato + proteina, nesse caso a batata já é o carbo e a carne a proteina, a refeição está completa.

2 comentários:

  1. Oba! Dentre muitos pratos que eu gosto aqui na Hungria, esse é um que eu não sabia fazer, pois a sogrinha é bem light e não gosta muito nem de batata e nem de carne de porco, então não aprendi... Mas aqui em casa misturo bem a culinária brasileira e hungara e acho que da uma boa variedade. Valeu a receita! Beijos!

    ResponderExcluir