quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sopa de lentilha


Imagem retirada da internet

Lentilha é um dos meus grãos favoritos, além de ser uma delicia é muito rico em proteína e faz um bem danado pra quem tem problemas de intestino, existe uma lista enorme de receitas com lentilha e aqui em casa sempre tem. Eu ainda não encontrei dessa vermelhinha (alaranjada) ai da foto, mas a verdinha (super tradicional no Brasil) e a amarelinha eu encontro sempre no mercado.

Aqui na Holanda apesar de achar os grãos em pacotinhos pra cozinhar, eu costumo comprar pronta em lata, tipo compramos ervilhas e seletas no Brasil, faço assim porque acho mais prático e também porque tenho pavor de panela de pressão, sim, sim podem rir, eu nunca vi uma explodir mas sei que pode acontecer e isso me apavora, então feijão e lentilha aqui em casa vem tudo em lata ou em vidro. Pode parar de torcer o nariz porque vem apenas cozido no sal e o tempero fica por nossa conta, quando chega no prato, prontinho pra comer você nem nota a diferença entre esse e o que foi cozido em casa, bom, pelo menos eu não noto e nenhum dos meus convidados nunca reclamou.


A receita de hoje vai ser da sopa que fiz aqui no dia primeiro de janeiro.


Oque você precisa pra fazer pra duas pesssoas famintas!


  • 500 gramas de lentilha cozida (se você tá aqui na Holanda ou em qualquer canto que tenha enlatada, são duas latas pequenas ou uma grandona)
  • 2 colheres de óleo de sua preferencia, eu uso girassol, tem gente que gosta do azeite.
  • 1 cebola grande bem picada
  • 2 cenouras cozidas picadas (não muito cozidas hein)
  • 1 maço pequeno de salsinha picada
  • 2 dentes de alho gordinhos, espremidos
  • 1 porção generosa de bacon (eu adoro e da mais sabor, se vc não gosta não precisa colocar) 
  • 1 porção de linguiça defumada cortada em rodela (aqui na Holanda eu uso uma da Unox)
  • Sal e pimenta à gosto


Como fazer:


Frite a cebola e o alho, adicione em seguida o bacon e a linguiça, depois de cinco minutos pode adicionar a cenoura, metade da lentilha, salsa picada e 150 ml de água morna, abaixe o fogo e deixe cozinhar um pouco.
Pegue a outra metade da lentilha cozida e bata no liquidificador até ficar no ponto de creme, é possivel que tenha que adicionar um pouco de água pra bater melhor, então junte esse creme com os demais ingredientes, mexa bem e cozinhe por mais cinco minutos em fogo alto, o ideal é que o caldo engrosse e fique uma sopa bem encorpada.

Aqui como eu uso a lentilha pronta eu não preciso adicionar sal, sempre coloco uma pimentinha por cima no prato mesmo, sugiro que prove antes de adicionar o sal porque a linguiça e o bacon são salgados e pimenta só adicione direto na panela se souber que seus convidados gostam, senão melhor mesmo deixar que cada um coloque a sua.


Sirva quente e pra acompanhar, pãezinhos frescos ou torradinhas de alho ou queijo.

Qualquer dúvida, crítica ou dica comenta ai.

Bom Apetite.

2 comentários:

  1. Hummm.. que delicia!
    Ah, Ingrid, vc é um barato!
    Aqui eu compro o grão de bico em lata, muito mais pratico.
    Receita anotada!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Eu acho super prático, claro que se não prestasse eu não usaria, mas presta, então eu uso em lata mesmo! =)
    Me conta quando fizer a receita!

    Beijocas

    ResponderExcluir