sábado, 12 de maio de 2012

Creme de Cenoura

Foto da internet

Uma coisa bacana de Portugal é que eles sempre tomam uma cumbuca de sopa antes das refeições. Nesse contexto, morando lá por 2 anos, aprendi algumas... a ideia é sempre a mesma, hoje vou escrever sobre uma das minha preferidas: creme de cenoura!

3 cenouras médias
1 cebola grande
2 dentes de alho
sal e pimenta do reino* a gosto
água quente
caldo de legumes
azeite de oliva ou um óleo de sua preferência

Em uma panela aqueça um fio de óleo, refogue o alho, a cebola, o caldo esfarelado, adicione as cenouras (eu corto em pedaços pequenos para que possam cozinhar mais rápido) e depois cubra com a água (não muita água, senão não obtém a consistência de creme). Quando a cenoura estiver macia, bata tudo no liquidificador ou em um processador de mão, acerte o sal e a pimenta, veja se precisa acrescentar mais água, deixa ferver um pouquinho e voilá!
É bem gostosa como entrada, ou se você quer emagrecer, como eu, tome uns dois pratos grandes no jantar.
As vezes eu adiciono espinafre picadinho depois do creme pronto... ou talinhos de agrião...


*em Portugal a nossa 'pimenta do reino' é chamada de 'pimenta preta'... quando eu cheguei lá sempre ficava me perguntando "mas por que é que eles chamam a pimenta do reino de pimenta preta?" e daí um dia acabou que pensei: porque afinal de contas, eles eram o reino que traziam as especiarias para o Brasil ([ex]colônia)! não faria sentido eles chamarem de outra coisa...
eu acabei nunca perguntando pra ninguém... mas vocês hão de convir que a minha versão faz sentido, hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário