segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Enroladinho


Antes de mais nada quero deixar claro aqui que eu sou um fracasso no forno, pães e bolos aqui em casa são sempre por conta do namorido, meu negócio é comida de verdade pooooorém, dia desses bateu uma vontade louca de comer enroladinho de presunto e queijo.
No Brasil é fácil, qualquer boteco ou padaria da esquina tem, já aqui em seis anos de Holanda eu nunca achei.

Usei o tio google e achei uma receita, mas eu não dou conta de seguir receitas e claro que na primeira tentativa a massa não cresceu, ficou pesadona, eu assei e comi os enroladinhos (esfomeada!), mas sabia que não era bem aquilo.

Hoje eu tentei de novo e não é que deu certo, então bora passar adiante, to colocando como eu fiz porque claro que fiz diferente do que mandava a receita, se tivesse seguido a risca passava o link e boa. haha.

A foto não tá profissional, mas o enroladinho tava otemo!

Oque você precisa para fazer quinze enroladinhos de tamanho médio.

  • 2 ovos
  • 1 colher (rasa) de sal
  • 1 colher de açucar
  • 40 gramas de fermento biológico
  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 220 ml de leite morno (mais pra quente)
  • 180 ml de óleo


Como fazer

A coisa é bem fácil, não tem segredo, misture a farinha, sal, açúcar, coloque o ovo (1), o óleo, mexa bem e por último coloque o fermento dissolvido no leite morno, misture tudo até a massa começar a soltar das mãos, é possível que tenha que colocar mais farinha, não tem problema, coloque aos poucos, sove até ficar bem leve macia.

Deixe a massa descansar por uns vinte minutos, se vc estiver no outono-inverno europeu sugiro que deixe do lado do aquecedor, ali no quentinho cresce melhor. =)

Ao retomar o trabalho, separe pequenas porçoes, use um rolo de macarrão pra abrir a massa e imediatamente coloque o recheio, que pode ser à gosto do freguês, dessa vez fiz de presunto e queijo, na vez que não deu certo eu fiz de frango.

Não esqueça de pincelar ovo por cima pra deixar bronzeadinho, usei apenas um ovo pra isso.

Leve ao forno pré aquecido, aqueci em 220 graus por 7 minutos, pra assar eu coloquei três enroladinhos por vez (meu forno é pequenininho) e assei com temperatura de 200 graus em 21 minutos.

Dicas pessoais.

Procure sempre centralizar o recheio, especialmente se tiver queijo porque derrete e espalha, nada de miséria hein, enroladinho bom é bem recheado.

Ótima idéia pra criançada levar no lanche pra escola e também pra levar na marmita do trabalho, já que aqui na Holanda ninguém almoça comida e sim sanduiche.

Certamente se fizer menorzinho, tipo mini dá pra fazer uns cinquenta com essa receita, ideal pra servir em festinhas. =)

Espero que gostem e voltem pra contar se deu certo, beijocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário