terça-feira, 23 de outubro de 2012

Polenta Frita

Eu AMO polenta mole com molhinho de carne moída, mas meu coração se derrete por uma boa polenta frita, eita coisa boa!

Minha polenta, com maionese e espetinho de lombo com queijo.


Bora anotar a receitinha...

O que você precisa pra fazer uma boa quantidade, pra duas pessoas com fome.

  •  3 copos d'agua (tipo americano)
  •  1 copo de farinha de polenta (fubá)
  •  1 caldo de carne, frango ou legumes (ou só sal se vc preferir!)
  •  1 colher de azeite



Como fazer

Coloque dois copos d'agua na panela e dissolva o caldo de carne, aos poucos coloque a farinha, não pare de mexer NUNCA, senão empelota tudo e ai já era. Depois de dissolver toda a farinha coloque o outro copo d'agua e a colher de azeite.
Mexa o tempo todo, o ponto é quando a massa tá pesada e desgrudando do fundo, tipo brigadeiro, cuidado que quando começa a cozinhar vai formando bolhas e elas "explodem", mantenha o fogo brando.

Assim que der o ponto, desligue o fogo e coloque a polenta num pote quadrado ou retangular, esqueça ela lá por umas oito horas no minimo.

Já com a polenta fria, é hora de desenformar e cortar, corte em tiras como aquelas que eles servem nos bares, não muito fina porque senão fica puro óleo.
Empane na propria farinha de polenta fica (mais crocante doque se usar farinha de trigo) e coloque pra fritar.

Eu usei uma fritadeira elétrica e por isso não sei exatamente quanto tempo demora a fritura numa panela, mas vale lembrar que a massa já está cozida então a fritura é somente pra deixar crocante, assim sendo acredito que o ponto é quando ela já ta douradinha.

Dicas pessoais

Na hora de servir vc pode jogar queijo por cima, fica uma delicia.
Tem gente que também gosta de colocar queijo ralado na massa, quando tá cozinhando a polenta, acredito que deva ficar bom também, tentarei na próxima. =)

Se você fizer, volta aqui pra me contar, eu fico curiosa querendo saber se alguém ai testou a receita.

Esse é um video bacana que eu usei pra aprender, reparem que ele usa a farinha de trigo, eu testei as duas, prefiro mil vezes a propria farinha da polenta. =)

http://www.youtube.com/watch?v=n7HVaPfnyXE&list=HL1351024419&feature=mh_lolz


Nenhum comentário:

Postar um comentário